segunda-feira, 5 de março de 2007

Excesso de megapixels pode piorar a qualidade da foto



por O GLOBO ONLINE


Os fabricantes de máquinas fotográficas despejam no mercado câmeras cada vez com mais megapixels. De fato, a resolução é o primeiro item avaliado por quem quer comprar uma máquina digital.


Afinal, quanto mais, melhor, certo? Não necessariamente. Segundo especialistas, a qualidade da imagem pode até piorar com o excesso de megapixels.Isso porque quanto maior a resolução, menores e mais numerosos são os pixels (os pontinhos que compõem a imagem).


E quando os pontos são muito pequenos, a captação de luz pode ser prejudicada, especialmente em ambientes com baixa luminosidade. Além disso, imagem pode acabar com "ruídos". O resultado são cores e contrastes levemente distorcidos.

- Isso é fato. Quando o sensor é muito apurado a máquina começa a captar detalhes que não deveria perceber, que são os tais dos ruídos - diz o especialista Jorge Bravim, que trabalhou sete anos no controle de qualidade do laboratório da Kodak e hoje dá aulas e tem seu próprio laboratório.


O olho humano não consegue captar diferença em resoluções maiores do que 300 dpis ("dots per inch", ou pontos por polegadas). Para fotos 10 X 15 cm, uma máquina de 4.0 megapixels dá perfeitamente conta do recado.


- Pode valer a pena comprar uma máquina de até 5.0 megapixels para você ter uma sobra e poder cortar as fotos sem perder resolução. Mais do que isso, você está jogando dinheiro fora - diz Bravim.


Mas os fabricantes de câmeras negam veementemente a redução de qualidade de acordo com o aumento dos pixels, como conta uma reportagem sobre o assunto publicada no site americano CNet.


Um blogueiro do jornal "New York Times" se deu o trabalho de fazer um teste. Ele imprimiu num laboratório profissional uma mesma foto (tamanho 16 X 24 polegadas) em três resoluções (5, 8 e 13 megapixels), fez uma pesquisa com uma série de pessoas e concluiu que o resultado é idêntico.


Ou seja, só vale a pena investir numa resolução maior se a intenção for imprimir fotos bem grandes, como pôsteres.A questão é que máquinas com alta resolução costumam também ser sofisticadas em outros quesitos, como lentes e recursos.


Algumas câmeras, por exemplo, têm supressores de ruído, que reduzem as distorções oriundas da alta resolução. Mas para quem não imprime fotos grandes, procurar uma máquina com mais megapixels e com esse recurso pode ser um duplo desperdício de dinheiro.


Quem está disposto a pagar um pouco mais por uma câmera, deve prestar atenção em outros itens importantes para uma boa foto, especialmente a lente e o zoom.


Escolher uma máquina com lente Karl Weiss, Leica ou Schneider é uma boa dica. Quanto ao zoom, o importante é o ótico, já que no zoom digital perde-se resolução. Com um zoom ótico de 12X, tem-se o equivalente a uma teleobjetiva, um super zoom.

Nenhum comentário: