domingo, 4 de março de 2007

Exposição Fotográfica Pierre Bourdieu


Exposição Fotográfica Pierre Bourdieu
Convido todos para uma exposição fotográfica do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930 - 2002). As fotos desta exposição integram dois estudos etnográficos de Pierre Bourdieu realizados na década de 1950: um realizado na Argélia durante a guerra de libertação nacional que trata do processo de reagrupamento de populações realizado pelo exército francês; e o outro desenvolvido em sua terra natal, no Béarn francês, sobre o celibato na sociedade camponesa.

Esses trabalhos, desenvolvidos quase concomitantemente, possuem uma importância particular: marcam o início da carreira de Bourdieu nas ciências sociais, não somente por serem os dois primeiros, mas principalmente porque foram responsáveis por uma ruptura em sua trajetória intelectual e uma transformação na sua visão de mundo.

A razão da sua ida á Argélia, por exemplo, não foi a etnografia que realizaria, mas sim o serviço militar para o qual foi convocado em 1955. Foram suas experiências com a terrível realidade da guerra que catalisaram sua conversão da filosofia para as ciências sociais: primeiro para a etnologia e finalmente para a sociologia. Nessas duas extensas e significativas pesquisas de Bourdieu, a fotografia ocupou um lugar central.

Por um lado, as condições adversas da pesquisa em meio a guerra tornavam a fotografia um importante instrumento de armazenamento de informações. Por outro, ela serviu como um importante mecanismo de conversão de um olhar nativo, para um olhar de observador no ambiente familiar de sua terra natal.

A exposição acontece no período de 5 a 30 de março de 2007.Abertura: 5 de março
às 19:00.Local: Reitoria da UFPR, Sala de exposições (térreo).Rua General
Carneiro, 460, Curitiba.


No dia 05/03 a partir das 19:00 também será realizado o lançamento do número 26 da "Revista de Sociologia e Política". Este número é um dossiê especial intitulado "Pierre Bourdieu no campo" que consiste em trabalhos etnográficos do autor, inéditos no Brasil, traduzidos especialmente para este número da revista.

Fonte: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=190674&tid=2518523585631629357&start=1 (Paulo Scarpa)

Nenhum comentário: